top of page
Buscar

Hipnoterapia: Mitos e Verdades

  • Foto do escritor: Claudia Muller
    Claudia Muller
  • 4 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Quando o cliente chega para o tratamento é porque algo extremamente incômodo o está perturbando. Ele quer melhorar.


Muitas vezes já tentou remédios, médicos e outros tipos de terapia sem encontrar uma solução ou uma resposta satisfatória para o que está sentindo.


E é esse desejo de melhorar que o leva a seguir as instruções e aceitar as sugestões. Muitos chegam sem sequer saber o que estão procurando, achando que a mágica irá acontecer e eles se livrarão do problema. Muitos acreditam que irão dormir enquanto o hipnoterapeuta coloca as sugestões. E, é nesse momento, que a hipnose é desmistificada.


Hipnoterapeuta e cliente conversam para que todas as dúvidas sejam sanadas:


1. Hipnose não é magia nem milagre: é foco e concentração combinados com a motivação da pessoa em melhorar, permitindo o acesso a novas respostas que estão guardadas no interior do cliente

2. Ninguém dorme durante a sessão: aliás, o cliente tem participação ativa em todo o processo, apesar de estar relaxado e concentrado, ele precisa responder perguntas. Precisa se comunicar.

3. Hipnose não é só relaxamento: ela pode ser induzida por relaxamento na terapia, mas também pode se encontrar em um atleta que está participando de uma competição. Normalmente quando um cliente revive um trauma ele está em hipnose e não está relaxado.

4. Hipnose por si só não é terapia: é somente uma boa ferramenta usada em terapia, que ajuda a acessar o subconsciente de maneira mais rápida.

5. O hipnotizado não fica à mercê do hipnotizador: ele está orientado a seguir as instruções, mas não fará nada que seja contra a sua moral e suas crenças.

6. Não há perigo em não voltar do “transe hipnótico”: o transe nada mais é do que um estado entre estar acordado e dormindo. E se você continuar se aprofundando no transe, você dormirá. Assim, naturalmente, volta ao estado acordado.

7. A hipnose não debilita a mente: pelo contrário, há uma reabilitação das energias vitais onde os sentimentos são suavizados fazendo com que a pessoa se sinta mais livre e mais disposta a lutar por seus ideais.

Comments


bottom of page